Pesquisa de histórico e análise de tendências: entenda como dados Globus aliados à Inteligência Artificial podem ser aplicados na gestão de transporte.
O “boom” da Inteligência Artificial (IA – ou AI, sigla em inglês para artificial intelligence) despertou o interesse de gestores que buscam impulsionar os resultados de suas empresas. Entre os benefícios de inteligência artificial no transporte, está a utilização de dados para tomadas de decisão mais eficientes, capazes de reduzir custos e maximizar a eficiência da operação.
Afinal, as tomadas de decisão não podem mais se basear apenas na intuição e percepção individual de cada gestor. É necessário que elas sejam fundamentadas no mercado atual, considerando sua complexidade em toda sua extensão.
Aqui, exploraremos as aplicações da inteligência artificial no setor de transporte e como os dados gerados pelo software Globus podem ser aproveitados em conjunto com a IA para otimizar a gestão de transporte.
O que é inteligência artificial?
Se você já usou a Siri para encontrar uma receita culinária, ou pediu à Alexa para tocar sua música favorita, você já teve contato com a inteligência artificial no seu cotidiano. Mesmo os chatbots para atendimento ao cliente também são exemplos de inteligência artificial.
Popularmente conhecida como IA, trata-se da tecnologia capaz de simular o raciocínio humano por meio de sistemas. Na prática, ela é capaz de automatizar tarefas complexas, lidar com grandes volumes de dados, tomar decisões com base em informações e aprender com experiências anteriores.
Assim, o aprendizado da IA ocorre de forma gradativa ao absorver, analisar e organizar dados disponíveis em seu banco. Seu funcionamento depende, basicamente, de três fatores: big data, computação em nuvem e modelos de dados.